Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conteúdo Mix

Conteúdo Mix

15
Dez17

Menta – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais!

eneasgc
Resultado de imagem para menta planta

Menta – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais!


Menta – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais, tudo isso é o que você vai conhecer a partir de agora, logo porque a Menta é uma erva repleta de nutrientes e com muitas formas de uso. Além disso, a Menta é uma das plantas com propriedades medicinais mais antigas de que se tem registro, sendo muito utilizada não apenas na fabricação de remédios pela indústria farmacêutica e em receitas caseiras, mas também está presente na composição de uma larga gama de produtos, tais como cremes dentais, pastilhas, produtos de higiene, etc.
Menta é geralmente usada em forma de chá utilizando as folhas. A Menta é altamente indicada para limpar o sangue, combater úlceras, mulheres utilizam no tratamento em doenças do útero e ovários, faz sumir coceiras, problemas na digestão, diminui cólicas, gases, vômitos e doenças que atingem o fígado e não para por aí.
Utilizada, há centenas de anos, por curandeiros para o alívio da dor, a eficácia da Menta foi comprovada cientificamente: um estudo realizado na Universidade de Newcastle, na Inglaterra, comprovou que o chá de Menta possui propriedades analgésicas que auxiliam no combate à dor. Os povos dos países do Oriente Médio conhecem muito bem as propriedades e os benefícios proporcionados pela Menta, já que possuem o costume de ingerir o chá da Menta após as refeições.
Sendo assim, confira os benefícios da Menta :
  • Melhora o sistema imunológico
  • Trata infecções por herpes
  • Ajuda na prevenção do alzheimer
  • Combate problemas reumáticos
  • Evita náuseas e vômitos
  • Acaba com o mau hálito
  • Ajuda na perda de peso
  • Combate a congestão nasal
  • Melhora a saúde digestiva
  • Alivia o estresse
Depois desse resumo, confira agora mais detalhadamente os benefícios da Menta:
Benefícios da Menta Para o Sistema Imunológico: O chá de Menta, graças as suas propriedades antibacterianas, pode prevenir nosso corpo contra doenças. Além do mentol, a Menta tem oligoelementos da vitamina B, potássio, antioxidantes e cálcio, o que pode ajudar na absorção de nutrientes do corpo para combater as enfermidades.
Benefícios da Menta Para Tratar Infecções por Herpes: Pesquisas mostraram benefícios do óleo de Menta superiores aos medicamentos tradicionais usados para amenizar os efeitos do vírus do herpes, quando aplicado topicamente. Devido à sua natureza lipofílica, o óleo de Menta é capaz de passar através da pele, tornando-o um tratamento ideal contra infecção recorrente por herpes. Ele também melhora a dor induzida pela doença.
Benefícios da Menta Para Prevenir Alzheimer: Algumas pesquisas comprovaram que os benefícios da Menta podem contribuir com o melhor funcionamento cognitivo, favorecendo a capacidade de concentração e agilidade mental. As folhas da Menta ainda podem estimular e melhorar a aptidão para memorizar, se ingeridas regularmente. O Alzheimer causa efeitos que podem prejudicar o rendimento e comprometer a capacidade de memorização, por isso, a Menta pode ser uma excelente aliada para a prevenção dessa condição.
Benefícios da Menta Para Tratar Problemas Reumáticos: O óleo de Menta é usado com frequência em pacientes que sofrem de problemas reumáticos para aliviar as dores. A forma adequada de aplicá-lo é diluindo algumas gotas em água com um pouco de álcool e aplicando diretamente na área com um pano.
Benefícios da Menta Para Tratar Náuseas e Vômitos: O chá de Menta é antiespasmódico, por isso reduz as possibilidades de vômitos e náuseas, inclusive, ajuda quando viajamos de barco ou avião e o movimento nos provoca enjoos. Sua qualidade anti-inflamatória é outro dos benefícios do chá de Menta, já que pode fazer o estômago retornar a sua normalidade.
Benefícios da Menta Para Mau Hálito: Menta é também antibacteriana e antimicrobiana, basta mastigar folhas de Menta ou enxaguar-se com um enxaguante bucal a base da Menta pode manter longe o mau hálito e prevenir problemas de higiene dental causadas por um excesso de bactérias na boca.
Benefícios da Menta Para a Perda de Peso: O aroma da Menta e alguns de seus componentes orgânicos podem realmente eliminar o apetite. Cheirar Menta pode ajudar a evitar a alimentação exagerada e, posteriormente, a obesidade.
Benefícios da Menta Para Acabar com a Congestão Nasal: A Menta é popular por seu fresco sabor, sendo um dos ingredientes mais usados em caramelos e chicletes. Justamente é essa propriedade que a torna uma opção natural para aliviar a congestão nasal de forma efetiva.
Benefícios da Menta Para Saúde Digestiva: A Menta tem sido utilizada durante milhares de anos para resolver uma infinidade de problemas gastrointestinais e digestivos, sendo esses os principais benefícios da Menta. O chá de Menta é considerado um poderoso carminativo, o que significa que ajuda a mover o gás que se acumula no corpo e causa inchaço, cólicas e mal estar estomacal.
O chá de Menta também estimula o fluxo da bile para aumentar a velocidade e eficiência da digestão, e promove os movimentos intestinais saudáveis. Além de carminativo, o chá de Menta também é analgésico, já que reduz dores associadas a cólicas, distensão abdominal e indigestão. Todo esse potencial é devido seus efeitos calmantes sobre o intestino e os músculos lisos do trato digestivo. A diarreia, a síndrome do intestino irritável e a prisão de ventre melhorarão com o chá de Menta.
Benefícios da Menta Para Aliviar o Estresse: Menta tem um forte aroma que o torna útil no alívio do estresse. A Menta é usada em vários medicamentos para evitar dores de cabeça e o tratamento da depressão. Muitos perfumes e sabonetes aromáticos também estão disponíveis, que ajuda a elevar o humor. Eles podem ser mantidos abaixo do travesseiro, a fim de obter um efeito relaxante e de uma boa noite de sono.
Outros Benefícios da Menta: A Menta possuir muitos benefícios para a saúde, além dos citados acima, ela possuir muitas outras vantagens para o corpo. Assista o vídeo abaixo e confira:
Receita do chá de Menta:
Ingredientes:
  • Folhas de Menta
  • Mel ou açúcar para adoçar
  • Água
Modo de preparo:
  • Rasgue algumas folhas de Menta e coloque-as em um copo;
  • Ferva a água em uma chaleira ou panela e adicione ao copo com a Menta, até enchê-lo;
  • Deixe repousar por cerca de 3 minutos;
  • Normalmente, o chá é tomado sem retirar as folhas, mas você pode retirá-las com um coador ou uma colher, caso prefira;
  • Adoce com mel ou açúcar, de acordo com o gosto pessoal. Se quiser, pode adicionar algumas gotas de suco de limão ou de laranja.
Efeitos Colaterais da Menta: Na maioria dos adultos, as pequenas doses de óleo de Menta contidas nos suplementos e preparações para a pele parecem ser seguros. Alguns efeitos colaterais já relatados após o uso do óleo foram azia, rubor na pele, dor de cabeça e irritação na boca.
Embora as cápsulas revestidas de óleo de Menta reduzam o risco de azia, o revestimento protetor pode romper quando tomado junto com outros medicamentos que diminuem o ácido do estômago e que são muitas vezes usados para a azia ou refluxo ácido. Uma condição do estômago chamado acloridria, onde o estômago não produz ácido clorídrico, também pode acelerar a ruptura do revestimento e pessoas com a doença não são aconselhadas a usar o óleo de Menta.
Mulheres grávidas, lactantes e crianças menores de sete anos não devem utilizar o óleo de Menta não diluído devido à toxicidade do produto. Um estudo afirma que o uso de óleo de Menta pode baixar o nível de açúcar no sangue, o que vale como alerta para os diabéticos. Pessoas com refluxo gastresofágico, hérnia hiatal e aquelas com problemas de vesícula devem consultar um médico antes de usar o óleo de Menta.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub