Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conteúdo Mix

Conteúdo Mix

15
Dez17

Qual a diferença entre raiz tuberosa, tubérculo e bulbo?

eneasgc
Qual a diferença entre raiz tuberosa, tubérculo e bulbo?




Qual a diferença entre raiz tuberosa, tubérculo e bulbo?



Na hora de preparar alguma receita, a semelhança de alguns ingredientes pode até confundir um pouco a sua cabeça.
Por acaso você sabe diferenciar uma raiz tuberosa de um tubérculo ou bulbo? Antes de ficar preocupado, saiba que a maioria das pessoas se confundem em relação a esses ingredientes, já que eles são pertencentes a mesma família.
Tanto a raiz tuberosa, quanto o tubérculo e bulbo são alimentos que são extraídos a partir da raiz. Entre eles, destaque para a batata, cenoura, beterraba e cebola. O que vai diferenciar cada um desses tipos de alimentos é o local em que as reservas de nutrientes são acumuladas. Para que você possa entender melhor cada uma delas, preste atenção no decorrer do texto.

A diferença entre eles

Depois de entender o que vem a ser uma raiz tuberosa, tubérculo e bulbo, nunca mais você terá dúvida entre eles.

Raiz tuberosa

Os alimentos identificados como raízes tuberosas são aqueles que crescem debaixo da terra, ou seja, os nutrientes se acumulam dentro da própria raiz e o caule fica acima da superfície. Como exemplo de raízes tuberosas podem ser citados a cenoura, a beterraba, a batata-doce, a mandioca e o nabo.

Tubérculo

O tubérculo é identificado como sendo a parte grossa de um caule que cresce debaixo da terra. A grosso modo, é um caule modificado em forma de raiz. Geralmente as plantas que são identificadas como tubérculos possuem formato arredondado, hipertrofiado e apresentam saliências denominadas olhos ou brotos. Elas acumulam substâncias como o amido, que são suas reservas de alimento.
As raízes do tubérculo apenas fixam o vegetal ao solo, absorvem e conduzem água e nutrientes, sem acumulá-los. Entre os alimentos que são tubérculos estão a batata-inglesa, cará, inhame, caládio, tinhorão e dália.

Bulbo

O bulbo é identificado como sendo um caule subterrâneo com numerosas folhas, cheias de reservas nutritivas e que permite às plantas renovar anualmente suas partes aéreas. Ele se assemelha muito com o tubérculo, porém, a diferença entre eles é o formato da parte que acumula os nutrientes. Enquanto no tubérculo ela é arredondada, no bulbo é reduzido a um disco basal ou a um eixo cônico achatado, denominado prato. São exemplos de bulbo a cebola, o alho, lírio e jacinto.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.